quarta-feira, 1 de julho de 2009

Conclusão acerca das ferramentas a utilizar numa empresa

Comunicar é a base para tudo, seja de que forma for, escrita, por gestos, através de uma expressão facial, por imagens, vídeos ou qualquer outra forma é essencial para uma boa interacção. Nas empresas isto não é excepção pois é preciso cativar e contactar com clientes, fornecedores, colaboradores e accionistas por isso é preciso estar sempre a pensar na melhor forma para o fazer.

Assim, após a recolha, análise e organização de informação e tendo em conta os objectivos da empresa, sugeria a utilização do Ning pelas suas características que apelam a que as pessoas criem a sua própria rede de acordo com os seus interesses. No entanto, o Facebook é a rede social mais utilizada em diversos países e tendo em conta que se pretende chegar a novas audiências isto é uma mais-valia. E o Linkedin é muito utilizado por profissionais.

Outra sugestão é o Second Life que com tantos casos de sucesso da utilização deste ambiente virtual e com tudo o que nos oferece parece-me uma boa opção para chegar a um público de todas as idades e dinamizar a interacção da empresa com algo novo a oferecer porque as pessoas gostam é de novidades. No Second Life podia-se fazer actividades, reuniões, dar formação, divulgar eventos e outras actividades e por exemplo fazer simulações para que houvesse não só uma maior interacção com o cliente mas também com outras pessoas que podiam testar o produto e dar a sua opinião.

Para além destas ferramentas, a utilização de Wikis, Social Bookmarking e Software Social são uma grande ajuda no desenvolvimento de projectos, não só para a equipa como também para o cliente que pode acompanhar o seu desenvolvimento mais de perto.

Para finalizar acho importante referir que talvez no final do ano sairá uma nova ferramenta Google Wave que vai disponibilizar muitas características vantajosas para as empresas, para além de ser uma novidade e talvez cresça significativa e rapidamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário